quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Agroglifos (Círculos nas Plantações)

Os Círculos nas Plantações, também chamado de Agroglifos, são formações colossais criadas pelo achatamento de cereais, colza, cana e capim. Estas marcas em plantações normalmente são belas e complexas e nem sempre apresentam forma circular. Apesar de muitos especialistas alegarem causas naturais misteriosas ou origem alienígena como explicação para o fenômeno, o consenso científico é de que quase todos os casos são feitos pelo homem, com exceções das possivelmente formadas por fenômenos naturais, meteorológicos e outras de complexidade sem explicação.

Os círculos no Reino Unido, país onde é registrada a maioria dos casos, não estão distribuídos aleatoriamente por toda a paisagem e aparecem perto das estradas, em áreas de densidade populacional média ou alta, próximos a monumentos do patrimônio cultural, tais como Stonehenge ou Avebury, e sempre em áreas de fácil acesso. Vestígios arqueológicos podem causar marcas em campos com formas de círculos e quadrados, mas eles não aparecem durante a noite e estão sempre nos mesmos lugares todos os anos.

Entrevista da pesquisadora Anna Sharp no Programa do Jô, falando sobre o assunto:



As formações geralmente são criadas durante a noite, embora existam alguns relatos de que surgiram durante o dia. Várias teorias têm sido propostas, desde fenômenos naturais e hoaxes feitos pelo homem e até extraterrestres, o paranormal e até mesmo outros animais. Embora não se saiba por completo o processo de formação de todos os círculos em plantações, a explicação mais plausível é que sejam feitos por pessoas apesar de existirem casos extraordinários sem explicação.

A partir dos anos 2000, o número e a complexidade das formações em plantações aumentaram, alguns com até duas mil diferentes formas e que incorporam algumas características matemáticas e científicas.

Circulo Inglês
Circulo Inglês


Um pesquisador descobriu que os círculos nas plantações no Reino Unido não estão distribuídos aleatoriamente por toda a paisagem. Eles aparecem perto das estradas, em áreas de densidade populacional média ou alta, próximas a monumentos do patrimônio cultural, tais como Stonehenge ou Avebury. E sempre aparecem em áreas que são de fácil acesso. Isto sugere fortemente que os círculos são mais propensos a serem causados pela ação humana intencional do que por qualquer atividade paranormal.

No Brasil, há relatos de agroglifos em plantações de trigo do sul do país desde 2008, especialmente no interior de Santa Catarina. No município de Ipuaçu, relatos sempre ocorrem entre o final do mês de outubro e o início do mês de novembro. Em Prudentópolis,Paraná, houve apenas um relato em outubro de 2015.

Abaixo fotos do fenômeno em Santa Catarina:

Brazil
Brazil

Veja Tambem: Área 51
Veja Tambem: Existe Vida em Marte?


A Fonte de todo o blog veio de pesquisas com TorBrowser.